17 nov SEO: entenda o que é e saiba como definir estratégias
Como você chegou neste artigo? Há chances de ter sido através de uma pesquisa no Google, em que você buscou uma palavra-chave que te levou a algumas opções. Dentre elas, você escolheu visitar esta página. Se isso aconteceu, é porque este texto foi otimizado pelas estratégias de SEO.
Basicamente, o SEO — Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca, consiste em um conjunto de estratégias aplicadas em sites, blogs, lojas virtuais, imagens etc., que colaboram para o ranqueamento orgânico nos mecanismos de buscas, gerando tráfego para a página em que foram aplicadas.
Só para você ter uma ideia, o Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia.
Mas como atingir as primeiras posições da busca orgânica do Google?
Para te ajudar, separamos este artigo com dicas de SEO para você chegar ao topo. Boa leitura!
O que é SEO e por que você deveria utilizá-lo nas estratégias do seu site ou e-commerce?
Uma pesquisa da Hubspot (em inglês) diz que 75% das pessoas nunca passam da primeira página dos resultados de pesquisa do Google.
Isso significa que, para ser encontrado, é preciso fazer parte das primeiras posições, certo?
Fazendo uso das estratégias e técnicas de SEO, isso é possível.
Criar conteúdos relevantes, utilizar palavras-chave, realizar otimização on-page e off-page, fazer link building, cuidar da velocidade de carregamento da página, otimizar a URL do seu site, são algumas das técnicas de SEO que te ajudam a alcançar este objetivo.
Sendo assim, o SEO é uma das principais estratégias de Marketing Digital que farão o seu site ou e-commerce ganhar visibilidade, e, por consequência, incentivar a geração de leads e aumentar as suas visitas.
Ainda não está convencido (a)? Veja alguns números:
- O Google foi visitado 89,3 bilhões de vezes em dezembro de 2021, tornando-se o site mais visitado no mundo;
- 77% dos usuários no Brasil confiam mais nos resultados orgânicos do que nos links patrocinados;
- 92,42% do total da participação de mercado mundial dos mecanismos de busca é detida pelo Google.
- 92,58% dos usuários brasileiros utilizam o Google em suas buscas;
- O resultado orgânico nº1 tem dez vezes mais chances de receber um clique em comparação com uma página no 10º lugar;
- Marcas que têm blogs atraem 97% mais backlinks;
- 93% de todas as experiências online começam em um mecanismo de busca.
Agora que você conhece alguns números que levam o SEO a ter tanta importância, chegou a hora de saber por onde começar.
Estratégias de SEO: por onde começar?
Defina as palavras-chave
As palavras-chave, ou keywords, são os termos de busca, que são compostas por uma ou mais palavras.
De forma simples, são as formas com que os usuários escrevem suas pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google.
Um dos principais passos de uma estratégia de SEO é fazer a pesquisa de palavras-chave, isto é, conhecer os termos de busca com maior potencial para compor a estratégia, conforme o volume, taxa de conversão e competitividade.
Para fazer a pesquisa de palavras-chave, existem ferramentas pagas e gratuitas. Podemos citar como as mais conhecidas: Planejador de palavras-chave do Google Ads, SEMrush, Google Trends e Übersuggest.
Crie materiais de qualidade com as palavras-chave
Após a definição de palavras-chave, crie materiais de qualidade para ficar bem posicionado no ranqueamento do Google.
Também é preciso se atentar com a frequência de publicações e com a utilização correta da keyword.
De maneira resumida, na produção de conteúdo é preciso colocar as palavras-chave, obrigatoriamente, nos seguintes locais: título do texto, primeiro parágrafo ou primeiros 10% do conteúdo, em pelo menos um dos intertítulos (quanto mais intertítulos o texto tiver, mais vezes a palavra-chave precisa aparecer), ao longo do texto (sem exageros), na conclusão e no texto alternativo da imagem.
Além disso, é preciso que a palavra esteja nas meta tags da página, que são título, URL e descrição – que devem seguir as diretrizes do Google para não haver prejuízos ao ranqueamento.
Lembrando que, nessa parte, a palavra-chave não aparece no texto em si, visto que as meta tags são direcionadas somente aos mecanismos de busca, tendo um papel extremamente importante para o bom ranqueamento.
Siga as diretrizes dos principais mecanismos de busca
Para alcançar os melhores resultados, siga as diretrizes dos principais mecanismos de busca, ou seja, as famosas “regras de SEO”.
Podemos citar algumas como escaneabilidade, responsividade, uso de meta descrição, estrutura de URL, velocidade de carregamento etc.
Clique aqui e confira o Guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes do Google, o principal motor de busca.
Fique atento às mudanças em relação ao SEO
Além de ficar de olho nas práticas recomendadas de SEO, é preciso ficar atento às mudanças, afinal, elas impactam diretamente no seu site e na sua estratégia.
O Google se baseia em oferecer conteúdo de qualidade para os seus visitantes, e por isso, procura cada vez mais disponibilizar uma boa experiência do usuário na busca de informações confiáveis e de qualidade.
Avalie periodicamente seus resultados
Fazer a Otimização para Mecanismos de Busca requer tempo e esforço. Você não vai querer jogar todo esse trabalho fora, não é mesmo?
Por isso, fique de olho nas métricas para acompanhar o seu progresso. As estratégias de SEO sempre podem ser melhoradas para gerar novas oportunidades.
Vantagens de contratar uma agência para estratégias de SEO
Como você viu, existem muitas possibilidades para aprimorar o seu site e garantir a melhor experiência do usuário. No entanto, você provavelmente percebeu que aplicar as técnicas de SEO demanda tempo e conhecimento.
Neste contexto, contar com uma agência de marketing para conduzir essas estratégias pode trazer muitos benefícios ao seu negócio. Quer ver como?
Confira algumas das principais vantagens em colocar a sua empresa na mão de quem realmente entende do assunto:
- Profissionais e serviços especializados;
- Acesso a ferramentas pagas;
- Melhor custo-benefício;
- Profissionais atentos às mudanças no Marketing Digital;
- Tempo para focar no core business do seu negócio;
- Maiores chances de ranquear as suas páginas nos mecanismos de busca;
- Criação de conteúdos relevantes;
- Busca pelas palavras-chave corretas para o seu segment;
- Constante monitoramento das estratégias etc.
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