27 abr Entenda as etapas de uma estratégia de SEO
Unindo diversas técnicas para levar a marca ao topo dos mecanismos de busca, a aplicação de uma estratégia de SEO pode ser o que falta para fazer sua ideia aparecer para todo mundo ver.
Afinal, quem você conhece que não pesquisa qualquer ideia ou dúvida na internet antes de qualquer outra ação?
Elaborar um planejamento para que sua empresa esteja ali, ocupando um lugar na rede, sem dúvida é a melhor forma de publicidade atual: tudo gira em torno da internet.
Se você chegou até este artigo, posso entender que você já compreendeu que não faz sentido não promover sua empresa nesse mundo cheio de possibilidades e, por isso, vamos separar aqui o que há de mais importante na montagem de uma boa estratégia de SEO, para que você consiga alcançar bons resultados com conteúdos bem dinâmicos que possam converter os tão esperados leads.
Pronto para começar?
Etapas de uma Estratégia de SEO
Ao contrário do que muita gente pensa, uma boa estratégia de SEO não depende apenas do conteúdo e, acredite se quiser, nem sequer começa por ele.
É preciso, antes de qualquer produção visual ou escrita, que você trace os pontos de sua empresa, observe o modo correto de administrar o processo criativo e adéque as ideias ao que o seu público-alvo espera.
Se você escolher um conteúdo com texto muito formal para vender produtos para adolescentes, por exemplo, você alcançaria esse público? É claro que não.
Conhecer sua empresa e o que o cliente espera dela é o que garante um bom material de trabalho. Porém, se você, como a maioria das pessoas, fica receoso(a) só de pensar em
elaborar uma estratégia de SEO, temos uma boa notícia. Você achou o que precisava para botar a mão na massa.
Analise a situação atual da empresa
Neste ponto, você precisa conhecer sua própria marca para divulgá-la e, caso opte pelo auxílio das agências de marketing digital, é importante que se alinhe apropriadamente as dores e os desafios a serem resolvidos para que a estratégia de SEO dê resultados eficazes.
Para isso, conheça os limites de sua empresa e ofereça o que ela pode dar com absoluta funcionalidade: a maior propaganda da rede é aquele comentário recebido de um cliente bem satisfeito.
Defina as palavras-chave
O maior erro de quem escreve material para internet com pouco ou nenhum domínio de estratégia de SEO é o de não definir as palavras-chave.
Como o cliente chegará até o seu conteúdo se você não estabelece previamente a forma como ele vai te encontrar?
Conforme os algoritmos do Google, o que conta na busca é o texto com maior probabilidade de responder à pergunta do usuário. Então, ao escrever sobre o tema que já foi escolhido, depois daquela boa análise sobre a qual já conversamos, selecione a palavra-chave do seu texto e a repita de diversas maneiras ao longo do conteúdo.
Assim, as palavras serão mais facilmente encontradas nos mecanismos de busca e seu site tem mais chances de aparecer no topo da página
Lembre-se ainda de estudar boas técnicas de escrita. A palavra-chave escolhida por nós neste artigo, por exemplo, deve ter aparecido ao menos 10 vezes até aqui. Isso comprova que uma boa estratégia leva à permanência na página e à obtenção do resultado esperado.
Trace um plano de ação
Qualquer material que você compuser precisa de uma meta, certo?
Você não vai perder horas na produção de materiais aleatórios que não vão gerar leads para você.
Para chegar até lá, no entanto, sua estratégia de SEO precisa de um plano de ação, ou seja, todo o material que uma boa equipe de marketing digital pode produzir para alcançar pessoas é montado com base em planejamento e métricas de resultado.
Agora, lembre-se: o que torna aquele produto ou serviço necessário/atraente precisa ser elaborado com estratégias de SEO . Com o uso de gatilhos mentais corretos, o público vai encontrar exatamente o que ele estava precisando – e até o que ele achava que não precisava.
Escreva e publique
Produza. Escrever pode ser uma arte misteriosa se não for sua praia, mas, com prática, você pode chegar lá.
Se, no entanto, sentir dificuldades em expressar nas palavras o que precisa vender, procure ajuda. Nós temos uma equipe de conteúdo que pode produzir material de alta qualidade.
Depois de escolher corretamente seu ponto de apoio, foque nas publicações. Às vezes pode parecer que o resultado não vai vir rápido, mas a qualidade e regularidade das publicações serão cruciais no quesito visualização, interação e compartilhamento.
Avalie as métricas de SEO e resultados
Métricas são todos os dados que podemos coletar sobre determinados comportamentos dos visitantes de um site. Alguns marcadores são:
- Sessões
- Usuários
- Visualizações de páginas
Todos os dados extraídos vão te auxiliar a compreender melhor como seu material atinge o público (e este é o maior norte de estratégias de SEO), por exporem mais claramente os resultados que você obteve, a melhor forma de aplicá-los e até que ponto você pode avançar no planejamento da estratégia.
O que você precisa entender sobre a produção para a internet é que ela precisa, essencialmente, de uma estratégia de SEO para que todo o trabalho seja direcionado e, no fim, exitoso.
Não pule nenhuma etapa e busque por auxílio qualificado, se precisar.