Criar um quiz:
como e por que
apostar nessa
estratégia

Quiz: como criar e por que apostar nessa estratégia?Quiz: como criar e por que apostar nessa estratégia?Quiz: como criar e por que apostar nessa estratégia?

Quiz: como criar e por que apostar nessa estratégia?

Quem nunca se divertiu respondendo a um teste online? Parece brincadeira, mas não é. Se você está buscando uma maneira mais rápida de atrair novos leads, criar um quiz pode ser uma boa ideia para compor a sua estratégia de marketing digital!
Por ser um jogo, essa é uma forma leve e divertida de interagir com a sua persona, obter informações relevantes sobre ela e, ainda, aumentar seu engajamento.
Reunimos neste post tudo o que precisa saber sobre como criar um quiz e incluí-lo em sua estratégia de marketing digital! Fique de olho nestas dicas!

O que é quiz e por que utilizá-lo para gerar leads

O quiz nada mais é do que um jogo de perguntas e respostas, onde o objetivo é revelar alguma coisa sobre o leitor.

Quem é da época pré-digital deve se lembrar que ele já era muito utilizado para atrair leitores nas revistas, por exemplo. 

Aplicada há tanto tempo, essa estratégia é efetiva porque mexe com a curiosidade das pessoas.  

Além disso, a gamificação é uma grande tendência e está presente em praticamente todas as ações de marketing digital, pois baseia-se na diversão para conquistar alguma recompensa.

E diversão, todo mundo quer! Saiba como criar um quiz e aumente o a visibilidade da sua marca online!

Conheça os tipos de quiz mais comuns

Há dois tipos de testes que fazem muito sucesso:

  • Personalidade: suas perguntas servem para revelar algum traço marcante da personalidade do respondente. Exemplo: Quem é você no relacionamento?
  • Conhecimento: como o nome já diz, são questões que avaliam seus conhecimentos sobre um determinado assunto: Exemplo: Você sabe tudo sobre os heróis da Marvel?

Etapas para criar um quiz

1. Escolha uma ferramenta

Já existem diversas ferramentas para você montar o seu questionário online e de graça. Aqui, vamos citar algumas: 

Survey Monkey

Neste site, você pode criar e publicar seu questionário com até 10 questões sem pagar nada, porém, a versão gratuita é bem limitada. A partir de R$ 68 mensais, você consegue fazer mais questões, customizar a página com a sua marca, compartilhar resultados com a equipe, notificações automáticas etc.

Google Forms

Atualmente, é uma das ferramentas mais populares e simples de usar, pois faz parte do conjunto de apps do Google, ou seja, é totalmente grátis! Para usá-lo, basta logar na sua conta, escolher um dos templates e montar seu teste!

Classmarker

O Classmarker é ideal para questionários de negócios ou educação. Ao cadastrar-se, você tem direito a 30 dias de teste gratuito. 

Os planos são a partir de US$ 39,95/mês ou você pode adquirir créditos para fazer pesquisas individuais a partir de US$ 25 (50 créditos).

Quizrur

Quer engajar diretamente com a sua audiência do Facebook? Use o app Quizrur! Lá, você pode criar testes de diferentes categorias, como “Certo e Errado”, “Personalidade”  “Sobre Mim” — útil para saber se os seus seguidores conhecem você ou sua empresa — ou “Lista”.  Só é necessário estar logado na rede social para acessar. 

Outgrow

É uma plataforma completa que tem várias ferramentas para melhorar seus resultados de marketing digital, entre elas o quiz, com layouts e questões prontas para serem adaptadas. Oferece 7 dias gratuitos para testar, com planos a partir de US$ 11 por mês.

WP Viral Quiz

Para quem já tem um blog no WordPress, esta é a melhor opção, pois você pode montar o seu quiz dentro da própria plataforma e publicá-lo diretamente na sua página. É só procurar o plug-in e instalar. 

Definida a plataforma, agora só falta criar o conteúdo certo para o seu quiz! Você vai precisar de algumas técnicas e muita criatividade! Confira as instruções a seguir:

2. Defina o que você precisa saber do seu lead

Para criar um bom quiz de marketing, é preciso retomar as características da persona e descobrir qual seria sua principal dúvida ou problema, pois é isso que vai tornar o teste interessante para ela.

3. Crie um título impactante para o seu quiz

Assim como em qualquer conteúdo, o título precisa ser chamativo para conquistar o público. Lembre-se que esta é a primeira coisa que ele vê ao acessar uma página. 

O objetivo é convencê-lo de que aquele quiz realmente trará uma resposta que ele precisa.

Aqui, devemos usar gatilhos mentais para dar ênfase à necessidade, urgência ou desafio. Veja um exemplo: 

“Será que você realmente está preparado para trabalhar em equipe? Faça o teste e descubra!”

Perceba que as palavras “será” e “realmente” colocam em dúvida uma capacidade do leitor, despertando a necessidade de descobrir se ele a possui.

Mas é bom lembrar que linguagem e o tom vão depender muito do objetivo do teste.

4. Formule boas perguntas

Um bom quiz se faz com boas perguntas, então, a dica é não economizar na pesquisa para elaborá-lo. 

É difícil definir o que seria uma boa pergunta, já que depende muito do tema abordado, no entanto, vale a pena seguir algumas regrinhas:

  • Tom mais pessoal – adote uma linguagem simples e objetiva, que “converse” e crie proximidade com a pessoa que está respondendo.
  • Não faça perguntas longas demais – isso cansa e faz o leitor desistir de responder ao seu questionário.
  • Seja didático – explique o que a pessoa deve fazer a cada etapa. Se houver dúvidas ou dificuldades de navegação, é bem provável que ela não chegue até a questão final.
5. Utilize imagens para enriquecer o conteúdo

Você já sabe que imagens ou vídeos ajudam a capturar a atenção dos visitantes em um post de blog. E no jogo de perguntas e respostas não é diferente!

Portanto, escolha imagens atraentes relacionadas ao assunto geral do quiz ou a cada pergunta. Este é um instrumento importante para conduzir o lead ao final do teste.

6. Guie seu lead para a conversão

E por falar em conduzir, outro fator relevante é a ordem das questões. Fique atento, porque elas precisam ter uma sequência lógica para não “espantar” o leitor. A ordem recomendada é a seguinte:

  • Demográficas: nome, faixa etária, escolaridade etc. Não exagere nas perguntas desse tipo, elas são apenas para que você saiba quem é o seu lead. 
  • Comportamentais: use-as para desvendar gostos, hábitos e preferências. São informações que podem gerar novas oportunidades de negócio.
  • Opinião: são perguntas objetivas de múltipla escolha: pergunte o que ele sabe sobre o assunto e dê alternativas, sendo apenas uma delas a correta.
  • Classificação: utilize uma escala de 0 a 10 para qualificar algo.

Procure diversificar e agrupar as questões de acordo com a descrição acima. 

Dessa maneira, as perguntas mais fáceis de responder aparecem no início e as mais complexas no final, quando a pessoa já respondeu quase tudo e as chances de abandonar o teste são menores. 

Ah, e solicite o e-mail somente depois da última resposta, como condição para enviar os resultados. Depois de ter chegado até ali, o usuário vai querer saber o que o teste diz sobre ele.

6. Não esqueça os textos dos resultados

Após elaborar as perguntas, você deve pensar nos resultados. Geralmente, são 3 variações para cada teste. Vamos ver alguns possíveis resultados para aquele exemplo dado anteriormente, sobre a capacidade de trabalho em equipe.

  • Você é um profissional individualista e deve aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe, pois, assim, terá mais oportunidades de crescimento profissional.
  • Você trabalha bem em grupo, mas não aceita ser contrariado. Aprenda a lidar com a diversidade de opiniões para melhorar seu desempenho.
  • Parabéns! Você é um profissional capacitado para trabalhar em grupo, sabendo lidar com a diversidade de opiniões, fornecendo feedbacks construtivos e levando a equipe a obter melhores resultados.
7. Realize testes antes do lançamento 

As questões já estão prontas e devidamente organizadas, mas ainda falta um passo essencial para colocar o quiz no ar. Os testes! 

Afinal, é preciso verificar se o seu questionário está cumprindo os objetivos. Ele está respondendo à pergunta inicial? Os resultados que você criou são pertinentes? O tempo de resposta está longo demais? 

Peça aos seus colegas para responder o quiz como se fossem usuários reais e faça as correções necessárias — sempre há ajustes que podem trazer melhores resultados.

8. Utilize ferramentas para conversão e automação de e-mail no quiz

Quem responde ao quiz deseja receber os resultados o quanto antes. Esse é um ponto crítico da estratégia, pois, se houver falhas, o visitante não confiará na sua empresa novamente. 

Por isso, é recomendável investir numa ferramenta de automação de e-mail. Funciona como uma landing page. Integrada à página, quando o usuário clicar no botão de enviar respostas, o e-mail será disparado automaticamente.

O Zapier é uma ferramenta que faz essa integração entre a sua página e a ferramenta de e-mail marketing, e possui um plano free.

9. Divulgue seu quiz

Trabalhar na divulgação é fundamental para aumentar o número de respostas ao quiz! 

Todas as redes sociais são um ambiente propício a este conteúdo.

Dependendo do seu segmento e do tipo de questionário, ele pode viralizar rapidamente, aumentando seu nível de engajamento e as possibilidades de conversão. 

É claro que alguns temas terão melhor visibilidade em algumas redes do que em outras, mas com certeza, se bem executada, essa “brincadeira” pode alavancar a imagem da sua empresa e gerar ótimas oportunidades de negócio!

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