05 jul Como fazer a gestão de redes sociais da sua empresa
Economize tempo e ganhe tranquilidade
Fazer um boa gestão de conteúdo parece — e muitas vezes é, mesmo — uma tarefa árdua, mas não precisa ser tão difícil, nem levar tanto tempo.
Basta encarar o cronograma de publicação de conteúdos como se fosse a sua própria agenda, afinal, nós também devemos programar nossas atividades para não esquecer de nada, certo?
Com as suas ações de marketing digital, é a mesma coisa!
Assim, vale a pena separar um tempinho no final do mês para planejar suas publicações do mês seguinte com antecedência. Isso garante que você e sua equipe consigam produzir um conteúdo de qualidade e, sobretudo, executem a estratégia sem falhas.
Além disso, a elaboração de um cronograma adequado reduz o tempo gasto na produção, já que não é necessário ficar pensando no que fazer a cada dia.
Informações para montar o seu cronograma de gestão de redes sociais
- Estipule os temas ou pautas a serem trabalhados;
- Estabeleça os prazos para produção de cada conteúdo;
- Defina se as etapas do funil a que cada um pertence (topo, meio ou fundo de funil). Inclua conteúdos para as três etapas;
- Saiba quais são as palavras-chave mais utilizadas;
- Datas de lançamento e divulgação de cada item;
- Determine o que será promovido em e-mail marketing;
Quer saber como montar um calendário de publicações e conquistar mais clientes e seguidores? Então, confira nossas dicas!
Aplique a sua estratégia de marketing de conteúdo
Durante a criação da estratégia de conteúdo, você deve traçar algumas metas, que serão aplicadas agora, na gestão de redes sociais.
Cabe ressaltar que a decisão do que publicar e quando deve ser baseada na sua meta do período. Assim, se você deseja crescer o seu perfil, pode incluir no calendário uma campanha de Ads (Facebook, Instagram, Google), para levar mais visitantes às suas páginas.
Defina a frequência das publicações
A atualização frequente é um item de extrema importância para fomentar sua presença digital.
Ao detectar que uma página ou perfil está sendo constantemente atualizado, os mecanismos de busca aumentam a relevância dele e mostram mais o seu conteúdo.
Por isso, ao elaborar o seu cronograma, considere publicações diárias ou semanais, de acordo com as características de cada canal. Caso contrário, você pode perder todos os seguidores ou leads conquistados durante semanas, em poucos dias.
Conte com a tecnologia para fazer a gestão de redes sociais
Há uma série de aplicativos criados exclusivamente para auxiliar na gestão de projetos e que podem ser usados para criar o seu cronograma.
Eles possibilitam montar uma programação de conteúdo adequada às suas necessidades e, ainda, delegar as atividades pertinentes a cada membro da equipe, obtendo uma visão completa da sua estratégia.
Outra super vantagem que esses apps apresentam é disparar e-mails automáticos aos envolvidos, para avisá-los quando o prazo para completar uma tarefa está próximo do fim ou já passou da data.
Selecionamos três aplicativos com essas funções, que possuem versões gratuitas. Experimente!
Fique de olho nas datas comemorativas
Você sabe quais são as datas comemorativas que possuem mais apelo para o seu negócio? Então, é bom descobrir, pois elas costumam gerar grande engajamento da sua audiência, o que significa uma maior interação com seus textos, imagens e outros.
Esse é um fator que impulsiona o alcance dos seus posts nas redes sociais e também pode aumentar a autoridade do seu site, colocando-o entre as primeiras posições nas buscas. E como consequência, pode haver um aumento nas conversões.
Como associar as datas comemorativas à imagem da sua empresa?
É simples. Um e-commerce de produtos femininos terá um engajamento fantástico com publicações relacionadas ao dia da mulher.
Já uma loja de brinquedos pode conseguir bons resultados elaborando um post especial para o dia das crianças.
Contudo, a relação não precisa ser tão direta. É possível que uma loja de roupas masculinas produza um post em comemoração ao dia das mães, por exemplo. Apesar de ser uma ação que não atinge diretamente à persona, ela demonstra empatia, aumentando o “carisma” da sua marca.
Além disso, é sempre bom trabalhar com datas que promovem comoção da população, como festas de fim de ano, aniversário da cidade (para comércios locais), entre outras.
Esteja por dentro do que é noticiado na mídia
O bom produtor de conteúdo é um profissional antenado e deve se informar sobre tudo o que está acontecendo na sua região e no mundo. Pois uma notícia pode, sim, se transformar numa oportunidade para a criação de um post ou campanha de impacto nas redes sociais.
Quando existe uma relação com a realidade da sua persona, a chance de o conteúdo ter alto engajamento e até viralizar é muito maior, portanto, vale a pena adaptar o seu cronograma de publicações para incluir uma demanda de última hora e aproveitar o momento.
Mas fique atento, porque o contrário também pode ocorrer. Você pode ter que cancelar um conteúdo já produzido e programado em virtude de um fato noticiado recentemente.
Portanto, acostume-se desde já com o fato de que o seu calendário de conteúdo será flexível, ou seja, ele poderá ser alterado pelas circunstâncias do mercado ou mesmo por um fator externo, que não tenha a ver diretamente com o seu negócio.
Nessa hora, o bom senso também deve fazer parte da sua estratégia.
Comunique-se com a sua área de vendas
A área de vendas possui um papel muito importante, que é trazer dados e ideias que ajudem na produção de conteúdos mais focados nas necessidades da persona.
No marketing digital, sua participação é ainda mais importante, pois uma vez que o lead entra no funil de vendas elaborado pelo marketing, na fase final, que é a mais importante, são os vendedores que entram em ação.
Eles são, portanto, a fonte mais próxima do cliente, e podem trazer insights valiosos para compor o seu planejamento de conteúdo.
Diversifique o calendário editorial
Atualmente, a variedade de formatos permite criar conteúdos cada vez mais elaborados e esses recursos devem ser explorados sempre que possível. A ordem é surpreender (positivamente) a sua audiência.
Portanto, não deixe de incluir no seu calendário editorial memes e Gif’s bem humorados.
Também, invista na produção de vídeos — uma boa edição e vinheta faz toda a diferença — e abuse do stories do Instagram, que é uma das plataformas que gera maior engajamento.
Aposte nos materiais ricos, como e-books, webinars, casos de sucesso e infográficos.
Certamente, isso vai ajudar a impulsionar os seus perfis em mídias sociais e cativar mais seguidores!
Atente-se aos horários de publicação
Pode parecer irrelevante, mas a verdade é que os horários de publicação importam, sim!
Cada rede social tem seus “horários de pico”, que devem ser respeitados para que suas publicações tenham o alcance desejado.
O melhor horário para postar também depende muito do perfil do seu público. Há pessoas que acessam as redes mais no período da manhã, outras à noite ou durante o dia, no trabalho.
Considere os hábitos da sua persona.
O tema do seu post é outro fator que deve ser levado em conta para determinar os horários de publicação. Um post sobre trabalho tende a ser mais acessado no início do dia, já um conteúdo que remeta ao descanso deverá ter mais interações à noite.
De qualquer forma, o que deve ficar claro é que nada disso é uma ciência exata. Por isso é necessário postar o mesmo conteúdo em vários horários diferentes para ver em quais deles o seu público responde melhor.
Uma pesquisa feita pela agência de marketing digital Sprout Social apontou os melhores horários para aparecer em cada rede social. Para ver os dados, clique aqui.
Programe repetições do seu conteúdo
Você não leu errado! Promover o mesmo conteúdo é permitido, e, mais do que isso, é recomendado!
Pense na sua audiência como algo que está em constante movimento. As pessoas entram e saem do seu blog, seguem e deixam de seguir a todo instante.
Isso significa que, todos os dias, o seu blog ou perfil será acessado por novas pessoas!
Então, abra espaço no seu calendário editorial para uma “reprise” dos conteúdos que você considerar mais importantes; assim você otimiza o tempo de sua equipe e diminui os custos de produção. Basta definir um prazo adequado para as repetições.
Garanta uma boa gestão de redes sociais revisando seu cronograma
Como todo bom planejamento de marketing, o cronograma de conteúdo para web e redes sociais deve ser revisado periodicamente.
Revisão mensal ou semanal? Depende do tamanho da sua empresa, das suas metas, da sua equipe etc.
O importante é checar se tudo o que foi programado está sendo cumprido e como estão os resultados da estratégia.
Essa avaliação deve reunir todo o time envolvido, para avaliar as dificuldades e o que poderia ser melhorado.
Se for preciso, não hesite em reformular o plano.
Viu como criar um cronograma de publicação de conteúdos é essencial para colocar sua estratégia de conteúdo em prática?
Uma gestão de redes sociais bem feita garante a frequência adequada, a visibilidade da sua marca e, principalmente, novos clientes para o seu negócio!